O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia- UniFacema, passou por importantes e imprescindíveis reformulações, visando manter-se atualizado com tecnologias e ferramentas estratégicas do mercado de análise e desenvolvimento de software. Após a análise do mercado mundial e de tecnologias emergentes, foi realizado um planejamento e implementação de mudanças estratégicas focadas em empregabilidade e aprofundamento técnico e teórico, necessários para a formação de profissionais analistas e desenvolvedores de sistemas. As reformulações aconteceram para que o curso possa manter-se atualizado diante do mercado e focado em fornecer ao corpo discente as melhores técnicas, ferramentas e propostas no ensino superior, dentro da área de desenvolvimento de sistemas.
As disciplinas específicas do curso possuem agora uma nova estrutura de distribuição teórica e prática, com o foco no desenvolvimento conjunto de teoria e prática, seguindo a fluidez do conteúdo com a execução da prática. Novas mudanças também na Certificação Intermediária (CI), que proporciona um diferencial significativo para os alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma vez que valida as habilidades e competências desenvolvidas, destacando também o potencial de crescimento e comprometimento com a aprendizagem contínua. Ao obter uma CI é possível alcançar posições promissoras no mercado, ainda durante a graduação. A CI visa comprovar que o aluno possui determinada habilidade adquirida na conclusão de um ou mais semestres específicos, tornando-o apto a buscar uma colocação no mercado de trabalho nas vagas das habilidades adquiridas, e está amparada pelo Conselho Nacional de Educação (Res. CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021).
O UniFacema oportuniza agora três CIs para os alunos de ADS, elaboradas de acordo com as características do curso, de sua matriz curricular, do mercado de trabalho e das experiências profissionais dos egressos do curso. As CIs propostas estão em conformidade com a distribuição das disciplinas do curso e com a conexão promovida, por meio da interdisciplinaridade, e os critérios para alcançá-las, são: Programador Front-End: responsável por desenvolver a parte visual e interativa de um site. Programador Back-End: o perfil geral desse profissional envolve o conhecimento de linguagens de programação, frameworks, banco de dados e APIs, e o Programador Mobile: responsável por desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. As certificações possuem 240 horas. Dessa forma, será proporcionado aos alunos um meio que certifique determinada expertise obtida, incrementando o diferencial do aluno de ADS UniFacema, no mercado de trabalho.
Finalmente, o UniFacema criou a Fábrica de Software do UniFacema (FSU), que é uma empresa de desenvolvimento de software para que os alunos possam ganhar experiência, trabalhando em projetos reais de software. Os alunos se beneficiarão da experiência de trabalho, enquanto os clientes se beneficiarão de uma solução flexível e econômica, onde a sua aplicação é desenvolvida para atender às suas necessidades.
O objetivo geral da Fábrica de Software é reduzir a lacuna entre as expectativas do mercado e as ofertas acadêmicas, por meio do envolvimento direto do aluno no desenvolvimento de software e com os objetivos específicos para oportunizar o aprendizado de tecnologias e ferramentas específicas, com o intuito de fomentar a pesquisa, o treinamento e o fornecimento de mão de obra qualificada na área da tecnologia da informação. A Fábrica de Software será coordenada por professores com ampla experiência no desenvolvimento de sistemas, capacitados para acompanhar de forma eficaz os alunos, que poderão participar de processo seletivo para fazerem parte da FSU, mediante a realização de uma prova prática e teórica.
O UniFacema fornece as ferramentas essenciais para o ingresso na carreira de TI (Tecnologia da Informação), com a entrega de um profissional habilitado a atuar em inúmeros ambientes de negócios. O programa do curso inclui uma visão geral e abrangente dos princípios e práticas da área de tecnologia da informação, como a segurança da informação, programação e informática. É uma nova forma de estudar e um jeito inovador de aprender, com uma proposta acadêmica diferenciada que coloca o aluno como protagonista do seu aprendizado.