Não foi nem preciso perguntar, o burburinho nas redes sociais do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema já respondia que o dia 17 de setembro de 2020 era sim o dia mais aguardado pelos alunos desta instituição, por ser em si, a data em que de fato e de direito, o UniFacema pode retomar as suas atividades acadêmicas presenciais, de forma gradativa e híbrida, adotando o rodízio de alunos.
Para possibilitar este retorno, a IES cumpriu o seu dever de casa, ao fazer valer todas as mudanças físicas, estruturais e de layout, ditados pelos protocolos sanitários e governamentais, frente ao combate da Covid-19. E em especial a este momento, organizou uma recepção de boas-vindas aos alunos, permeada por todo rigor de segurança, onde os acadêmicos passaram por aferimento de temperatura e receberam cartões de identificação e kits contendo máscara, squeeze e álcool gel.
Vale ser citado, que durante toda esta recepção - como de praxe, desde que vem ocorrendo esta fase de pandemia - o UniFacema contou com uma constante e rigorosa ação de limpeza e desinfecção em seus ambientes, espaços de vivências, setores e maquinário, através de saneantes regularizados pela Anvisa.
“Que maravilha! Estou tão feliz em poder retornar para esta instituição e como aluna me sinto grata em perceber que tudo aquilo que vocês anunciaram fazer, em combate a esta dada pandemia, de fato, foi feito. Agora sim, me sinto mais segura. E volto com força total!, coloca, entusiasmada, a aluna do 2º período de Odontologia, Maria Elizabete.
Yago Salomão, aluno do 10º período de Direito, finaliza com um depoimento que conclama todo o trabalho feito pelo o UniFacema, para possibilitar este retorno presencial:
"O comprometimento do UniFacema, enquanto instituição séria, foi comprovado logo na entrada: colaboradores muito bem posicionados, realizando a triagem dos alunos por curso e em seguida procedendo a distribuição de itens constantes no Protocolo Sanitário. E isso, só fez acender a confiança que o UniFacema sempre recebeu ao longo dos anos .
A IES sabia que não bastava apenas retornar, mas fornecer os subsídios para que os alunos que optaram por aulas presenciais tivessem na IES, uma parceira. Em sala de aula, o UniFacema mais uma vez surpreendeu : distanciamento social , sistema de câmeras que permitiu as aulas serem transmitidas de forma híbrida. Ver os docentes se empenhando em realizar o melhor trabalho para os dois públicos foi ímpar, muito além das expectativas mais positivas.”
E é com esta fala segura e convicta do Yago, que finalizamos esta matéria. Conscientes de que fizemos tudo quanto foi possível para fazer existir a segurança e comodidade de nossa comunidade acadêmica frente ao então momento.
Sim, há esperança! E venceremos!