Nesta quinta-feira (31), o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, recebeu alunos do 6º ao 9º ano do Centro de Educação Científica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (CEC/IEMA), que vieram a IES apresentar o Projeto de Intervenção Patrimonial-PIP/2019.
O PIP/2019 aborda a prática dos alunos do CEC/IEMA quanto aos conhecimentos adquiridos na Oficina Didática de Ciência e História, sobre Educação Patrimonial, onde foram aplicados conceitos, categorias, significados, histórias e memórias em torno do patrimônio arquitetônico local.
Débora de Cássia, coordenadora da Oficina de Ciência e História do CEC/IEMA, coloca a grande satisfação de poder contar com a parceria do UniFacema, na mostra deste Projeto de Intervenção, e pontua que o projeto desenvolvido por seus alunos contempla 8 pontos patrimoniais do munícipio de Caxias (MA): Antigo Fórum, Palácio de Seu Dá, Cassino Caxiense, Centro de Cultura, Rio Itapecuru, Teatro Fênix, e as duas estações ferroviárias de Caxias (MA).
“Vir aqui hoje no UniFacema para apresentar nosso projeto, é para nós de grande felicidade, pois sabemos que nosso estudo chegou hoje ao conhecimento deste excelente centro universitário”, coloca o aluno do 9º ano do CEC/IEMA, Gabriel Victor.
“Na minha parte deste projeto me detive a pesquisar sobre o outrora Teatro Fênix, no qual pude entender a importância histórica do mesmo. Nosso próximo passo é levar esse projeto ao conhecimento do poder municipal, no objetivo de recriarmos um novo Teatro Fênix, que no nosso entender pode ser denominado “Teatro Municipal Antônio Gonçalves Dias”, em homenagem a este grande poeta da nossa cidade”, pontua a aluna do 9º ano do CEC/IEMA, Melissa Raquel.
O Profº Msc. Acyr Carvalho, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniFacema, diz que é muito válida a ação do CEC/IEMA em possibilitar estudos de iniciação científica em seus alunos, antes de eles chegarem no ensino médio, pois clareia para os mesmos, a importância da pesquisa e do trabalho dos pesquisadores, o que segundo o professor, contribui para o avanço da sociedade de uma forma geral.