UniFacema sedia Ciclo de Oficinas de Tutoria da Planificação da Atenção Saúde promovido pela Prefeitura de Caxias

Publicado em 17/04/2024 11:12:41

Nesta terça-feira, 16/04, o UniFacema Campus Caxias, sediou mais um Ciclo de Oficinas de Tutoria da Planificação da Atenção Saúde, promovido pela Prefeitura de Caxias, e com a participação de Profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios de Caxias e Aldeias Altas.

As ações de educação permanente, realizadas com os profissionais de saúde, tem como objetivo a organização das redes de Atenção à Saúde. O projeto atuará por mais um triênio na região de Saúde de Caxias, envolvendo os 7 municípios da região.

O projeto da Planificação na Região de Caxias é executado pelo Hospital Beneficência Portuguesa, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde, CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.

Na oficina, foram abordados os  eventos agudos, a classificação de risco e o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), além de fluxos assistenciais e melhorias no processo de trabalho, visando a qualidade da assistência aos usuários, o cenário epidemiológico no Brasil e no Maranhão em relação às arboviroses como, Dengue, Zika e a Chikungunya, e a construção de planos de contingência para o enfrentamento desses agravos.

O UniFacema disponibiliza-se a sediar eventos como este, por entender que a realização destes ciclos de oficinas, é um momento importante para o Estado, e mais importante ainda, para a Região de Saúde de Caxias, porque o objetivo maior é melhorar a qualidade e a assistência ofertada aos usuários do SUS.