UniFacema sedia Encontro Estadual sobre Violência no Ambiente Escolar: desafios e possibilidades para promover a cultura de paz na Região Macro Leste

Publicado em 21/03/2024 17:23:02

Na quarta-feira (20/03), o UniFacema sediou o Encontro Estadual sobre Violência no Ambiente Escolar: desafios e possibilidades para promover a cultura de paz na Região Macro Leste, promovido pela Secretaria Estadual de Educação da Unidade Regional de Saúde de Caxias.

O evento foi  realizado com o objetivo de dialogar e traçar estratégias para prevenção à violência e promoção da cultura de paz, por meio da identificação, conhecimento, enfrentamento e combate das situações identificadas, considerando-se que a violência é um fenômeno complexo e de múltiplos fatores, além de ser um problema social e de saúde pública que impacta diretamente na morbimortalidade da população, sem distinção de idade, sexo, escolaridade, raça, credo ou classe social.

Nesse contexto, eventos como esse são de suma importância, porque trazem à tona a discussão sobre esse tema em diversas esferas, tendo em vista que no Maranhão, acompanhando os outros estados do Brasil, nos últimos anos, tem-se identificado um aumento nos casos de violência, seja dentro ou fora da escola. Por isso, conhecer, identificar e dar visibilidade ao problema é a melhor estratégia para o início do enfrentamento dos desafios e na busca de possibilidades no sentido de promover a cultura da paz.

O UniFacema, ao sediar esse Encontro, ressalta que a  promoção da cultura de paz é uma estratégia que precisa ser discutida como um método de promoção da saúde e na disseminação do enfrentamento da violência nas escolas e também na sociedade, mas sempre acreditando que a escola é a formadora dos nossos cidadãos e cidadãs, sendo o espaço onde deve ser debatida e disseminada as boas práticas de convivência.