O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema sediou na quinta-feira (17), o lançamento do ‘Programa Maranhão Sem Queimadas’, iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), que tem como objetivo realizar o combate e a prevenção de queimadas e focos de incêndio em todo o Estado.
Kleo Souza, relações públicas da SEMA, coloca que o Programa utiliza “agentes-chaves”, para sensibilizar e conscientizar toda a população frente ao combate de queimadas. “É uma ação extremamente necessária, principalmente, neste momento em que ocorre o chamado “período de estiagem””, diz.
Marden Rian, coordenador do ‘Projeto Mais Sustentabilidade no Campo’, pontua que este é um momento importante que traz um acervo de informações sobre o que o Estado estar fazendo para minimizar o risco de queimadas. “Nesta linha de raciocínio, a gente vem realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR), dos imóveis rurais da Agricultura Familiar. E isso, é mais uma política que vai de combate ao desmatamento, bem como, as próprias queimadas”, coloca.
“Aqui também mostramos as ações da AGERP, no sentido de apresentar para estes “agentes-chaves”, soluções de baixo impacto para a Agricultura Familiar”, pontua a geógrafa Vivian Reis.
Para o Comandante Mauro Silva, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), sediado em Caxias-MA, todas as informações repassadas durante o lançamento deste Programa, são pertinentes e necessárias e exigem rápida atuação por parte dos populares. “Há de se lembrar que o combate aos focos de fumaça e consequentes incêndios, também colaboram para a diminuição de casos de doenças respiratórias”, finaliza.