Foi realizado no auditório do UniFacema, a abertura do I Congresso Caxiense de Educação Especial e Inclusiva/CCEEI. O evento foi promovido pelo Profº Esp. Aristóteles Menezes, após o mesmo ter participado de vários outros eventos, onde o tema tinha sido discutido, daí surgiu a necessidade de promover o congresso em Caxias.
Através de uma parceria com a Reitoria do UniFacema, as instalações do Centro Universitário foram cedidas para a realização do CCEEI.
Na ocasião, o Magnífico Reitor do UniFacema Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves participou da abertura do congresso e destacou a importância de se discutir a temática que é de grande relevância para a criação de uma sociedade mais justa e igual. Professores da instituição também prestigiaram o evento.
A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias, Célia Pereira Damasceno de Macedo também enfatizou em seu discurso, a importância da sociedade em incluir as crianças, os jovens, adolescentes e também os idosos, que são portadores de algum tipo de deficiência e que muitas vezes são negligenciados.
“É preciso aprender a tratar essas pessoas, através da inclusão, valorização e respeito, só assim iremos permitir que essas pessoas participem de uma sociedade mais aberta, humana. Acredito que o congresso irá abrir novas portas para aquela pessoa especial, poder se sentir construtor de uma sociedade diferenciada, que aceita as pessoas como elas são e de alguma forma quer que essas pessoas cresçam tanto quanto elas”
Para o Coordenador Geral do CCEEI Prof. Aristóteles Menezes, o congresso foi uma grande oportunidade para profissionais, professores, que são formadores de opinião conhecerem um pouco mais sobre os novos assuntos que estão sendo discutidos em relação a questão da diferença, inclusão e educação especial.
“É preciso fazer com que a sociedade se torne inclusiva, e a educação é uma grande ferramenta para poder transformar a sociedade, portanto foi importante ter um público tão eclético no CCEEI com pessoas ditas ‘normais’ e pessoais especiais interagindo no mesmo ambiente e aprendendo uns com os outros. Queremos agradecer a reitoria do UniFacema pela oportunidade de ter um espaço onde existe acesso a acessibilidade arquitetônica, onde os cadeirantes pudessem está se locomovendo, o deficiente visual também, então foi de grande importância essa parceria”