UniFacema sedia treinamento para Agentes Comunitários de Saúde e Endemias realizado pela Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em 28/06/2024 16:09:06

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou no auditório do UniFacema, um importante treinamento sobre “Capacitação para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente Comunitário de Endemias (ACE)”, sobre tuberculose e hanseníase.

O treinamento objetivou capacitar os ACS e ACE a respeito dessas doenças, abordando os sintomas, suas características, as formas de tratamentos e a importância dos agentes de saúde no combate às endemias e no acompanhamento dos pacientes diagnosticados.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) são profissionais de extrema importância para a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde.

A hanseníase é uma doença infecciosa, que atinge principalmente a pele, as mucosas, braços e pernas, com capacidade de causar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado. A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa, que afeta principalmente os pulmões, com a possiblidade do desenvolvimento de quadros graves.

O UniFacema apoia a iniciativa desse treinamento, por valorizar o importante trabalho dos Agentes de Saúde e por acreditar que, por meio do conhecimento adquirido, estes profissionais poderão realizar um trabalho mais efetivo no combate aos casos de hanseníase e tuberculose na região.

outubro

Atendimento por e-mail

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema