Vasta comemoração celebra o Dia do Nutricionista no UniFacema

Publicado em 02/09/2021 11:00:38

Em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado nesta terça-feira (31) o curso de Nutrição da Escola de Saúde do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema promoveu uma vasta programação para celebrar este marco, que contou com produção de preparações, palestras e Talk show.

IMG_2050

IMG_2073
Prof. Msc. Antônio Daniel Saraiva da Costa
Coordenador de Nutrição

O momento foi aberto pelo Coordenador de Nutrição, Prof. Msc. Antônio Daniel Saraiva da Costa, que em sua fala frisou a importância e o posicionamento dos campos de atuação do nutricionista no mercado de Caxias (MA), refletiu sobre a pandemia, as transformações culturais, e argumentou que além de uma formação técnica, o nutricionista deve ter uma formação humana, com pensamento e construção coletivos.

Marcos Afonso Cruz, egresso deste curso da IES, palestrou no evento sobre a temática ‘Suplementação: mitos e verdades’, e demonstrou como a publicidade atua na divulgação dos suplementos alimentares.

IMG_2044
Marcos Afonso Cruz
Egresso de Nutrição

“Na oportunidade, levei para os alunos, o que há de mais atual sobre as evidências científicas, frente a segurança, eficácia e efeitos colaterais dos suplementos alimentares, ao passo, de esclarecer quais deles tem resultado no âmbito esportivo e quais os que não tem efeito significativo”, diz o egresso.

No laboratório de Técnicas e Dietéticas, acadêmicas de Nutrição, divididas em dois grupos, realizaram preparações de comidas típicas.

IMG_2055

IMG_2061
Profa. Esp. Vanessa Arielle

“Essas preparações feitas por nossas alunas, buscam fazer a tradução de comidas típicas da nossa região, para a alimentação funcional. Assim, temos uma equipe que produziu filé de peixe com arroz de cuxá, e outra equipe, que além do arroz de cuxá fez também um caldo de ovo, abóbora recheada com carne moída e bolinhos de frango; tudo feito a base de ingredientes funcionais”, coloca a Profa. Esp. Vanessa Arielle.

IMG_2057

IMG_2064
Profa. Esp. Jéssica Maria

“As meninas do 8º período, que já estão no estágio, colaboraram nesta atividade com as alunas do  3º, 4º e 5º períodos, e dentro dessa prática elas puderam elaborar o que realmente a gente consegue demonstrar para a população quando defendemos uma dieta que priorize os alimentos sazonais, que além de serem alimentos de fácil acesso, possuem grande potencial nutritivo, como a vinagreira, o peixe e a abóbora”, argumenta a Profa. Esp. Jéssica Maria.

IMG_2077
IMG_2078
IMG_2082
IMG_2086
IMG_2091

A Profa. Dra. Magnólia Magalhães finaliza:

mag
Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães

“Hoje, a Nutrição, além de recuperar pessoas doentes, ela também faz com que haja o cuidado com a saúde e o aumento da longevidade das pessoas. Assim, a Nutrição é uma ciência de grande importância para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Então, é importante que isso seja entendido e internalizado por nossos alunos, principalmente quanto o seu papel profissional, de utilizar uma ciência funcional, para possibilitar a qualidade de vida dos indivíduos”, finaliza a Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães.