Publicado em 18/01/2011 17:38:32

Vestibular da Facema atraiu candidatos de vários municípios maranhenses e até do Estado do Pará. Kênio (foto) veio de Belém fazer Análise de Sistemas Candidatos de pelo menos 21 municípios, além  de Caxias, se inscreveram no segundo vestibular da Facema. São candidatos que vieram de cidades como São Domingos, Bacabal, Timon, Codó, Coelho Neto, Tuntun, Presidente Dutra, Senador Alexandre Costa,  Governador Archer, dentre outros e até dos Estados do Pará e Piauí. Kênio Pantoja (29) - foto no destaque - tentou pela primeira vez o vestibular para Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O candidato paraense decidiu prestar o exame na Facema depois de conversas com parentes que moram em Caxias, mas, principalmente, segundo ele, por se tratar de uma área pela qual aspirava ter uma formação de nível superior, já que há tempos trabalha com computação de maneira informal. A infraestrutura da Faculdade foi, na sua opinião um outro forte atrativo. “Através do site pude conhecer melhor a Faculdade, sua missão e fiquei bastante impressionado com a infraestrutura que dispõe”, destacou o candidato. Sulamita Guimarães veio de Presidente Dutra. A sua expectativa é ser aprovada no vestibular para o curso de Enfermagem. “Sou técnica em enfermagem e só agora decidi me preparar para o vestibular. Nunca é tarde para conquistar um sonho, e o meu é ser enfermeira. Assunção Júnior é funcionário público municipal e trabalha na área da informática. Caxiense, ele comemora a oportunidade de vir para Caxias o curso dos seus sonhos. “Sempre quis fazer uma faculdade nessa área, mas o incomodo de sair de Caxias e os altos custos do curso lá fora me desanimavam, então espero ser aprovado para me aprimorar”, torce Assunção Júnior. Débora Myenna, 17, se preparou no ano passado para o seu primeiro vestibular. Ela optou pelo curso de Administração da Facema. “Vejo que essa é uma grande oportunidade para os jovens caxienses, que assim como eu vê na Facema a oportunidade de fazer uma boa faculdade sem ter de sair de Caxias, pagando altos preços com aluguel, alimentação e transporte. Estudar perto de casa, no meu caso, é bem mais econômico” Quem também tentou vestibular na Facema foi o estudante de técnica agropecuária, José Figueiredo da Costa Neto (20). Sua escolha foi o curso de agronegócio. “Me atraíram o fato de o curso ser ofertado na minha cidade, ser uma área que começa a despontar como uma grande oportunidade no mercado nacional, e, principlamente pelo tempo de formação ser menor que  os de uma graduação”, explica o candidato.