O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Caxias, deu continuidade, na quarta-feira (5), à programação da VIII Jornada Científica, desta vez com as atividades da Escola Politécnica, reunindo acadêmicos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. O encontro abordou o papel da ciência e da tecnologia na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhados à Agenda 2030.
A Escola Politécnica está representada pelos seus coordenadores: Prof. MSc. Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce Brito (Arquitetura e Urbanismo), Prof. Me. Eduardo Henrique Costa Barbosa (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), e Prof. MSc. Paulo Ricardo Alves dos Reis Santos (Engenharia Civil e Engenharia Elétrica). O momento reforçou o compromisso institucional em promover o conhecimento científico voltado para soluções responsáveis e inovadoras.
A abertura oficial da noite foi realizada pelo Prof. MSc. Tiago Leal Catunda Martins, Pró-Reitor Acadêmico do UniFacema, que destacou o papel estratégico da formação superior na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. “A Jornada Científica é um espaço essencial para incentivar o protagonismo acadêmico e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e iniciação científica. Nesta edição, ao pautarmos os ODS, reforçamos que o UniFacema é agente transformador na realidade social e ambiental”, afirmou.
Dando continuidade à programação, ocorreu a palestra “O Papel da Ciência e da Tecnologia no Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo Arquiteto e Urbanista. Esp. Pedro Iago Aquino do Nascimento, que destacou a relevância da produção científica para enfrentar desafios contemporâneos. “A inovação tecnológica precisa caminhar junto à responsabilidade ambiental. A Agenda 2030 nos orienta a desenvolver soluções que atendam às necessidades atuais sem comprometer o futuro, precisamos formar profissionais conscientes de seu papel no planejamento urbano, na inovação e na preservação dos recursos naturais”,”, pontuou o palestrante.
A programação seguiu com a mesa-redonda “Inovação, Sustentabilidade e Transformação Digital: O Papel da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação na Agenda 2030”, composta pelos profissionais Esp. Thielly Werla de Sousa Oliveira, Esp. Fernando Bismarck da Silva Magalhães, Esp. Pedro Iago Aquino do Nascimento e o Prof.MSc. Eduardo Henrique Costa Barbosa. Durante o debate, foram apresentados exemplos de práticas sustentáveis aplicáveis às áreas tecnológicas. Para o Prof. MSc. Eduardo Henrique Costa Barbosa, “a integração entre diferentes áreas da engenharia e da tecnologia possibilita soluções inteligentes, eficientes e alinhadas às demandas ambientais globais”.
A Engenheira Civil, Thielly Werla de Sousa Oliveira, egressa do UniFacema, destacou a importância de vivenciar eventos acadêmicos que conectam formação profissional e responsabilidade social. “Estar de volta ao UniFacema, agora como profissional, é muito significativo. Foi aqui que construí minha base acadêmica e desenvolvi meu olhar crítico para a engenharia. Discutir sustentabilidade e inovação na perspectiva da Agenda 2030 é reforçar que o papel do engenheiro vai além do cálculo e da obra: é também um compromisso com o desenvolvimento responsável, com a preservação do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, afirmou.
A acadêmica Juliana Layara Santos, do 4º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ressaltou a relevância da Jornada Científica para sua formação. “Participar desse momento foi muito enriquecedor, porque nos faz compreender o impacto real da tecnologia quando aplicada de forma responsável e inovadora. O debate sobre sustentabilidade e transformação digital amplia nossa visão enquanto futuros profissionais, mostrando que podemos contribuir não apenas com soluções tecnológicas eficientes, mas também com avanços que beneficiem a sociedade e o meio ambiente”, destacou.
A VIII Jornada Científica fortalece a integração acadêmica e estimula a produção científica. A iniciativa reafirma o papel da instituição em promover conhecimento de impacto social, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado aos desafios globais.
Veja as fotos:












Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 07/11/2025 Por Andressa Félix.