Curso Livre: Mobilidade e Acessibilidade Urbana: um olhar para sustentabilidade e qualidade ambiental

Faça sua inscrição
CLIQUE AQUI

Descrição:

A oficina sobre Mobilidade e Acessibilidade Urbana proporciona uma compreensão abrangente da importância da eficiência nos deslocamentos urbanos, destacando sua influência na sustentabilidade e qualidade ambiental. O curso aborda conceitos fundamentais, como Desenho Universal, apresentando soluções nacionais e internacionais aplicáveis a projetos e obras, e discute a implementação de políticas públicas para atender às necessidades de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Engenheiros e Arquitetos são guiados na aplicação prática de normas construtivas de acessibilidade, reconhecendo a importância de integrar tais diretrizes em projetos urbanos para promover um ambiente inclusivo, sustentável e eficaz. A apresentação culmina em uma proposta de projeto que busca incorporar os princípios do Desenho Universal e atender às normas de acessibilidade, estimulando a reflexão e ação prática dos alunos.

Conteúdo:

1-Conceitos

• Desenho Universal
  • Princípios e diretrizes para criar ambientes acessíveis a todos, independentemente das habilidades ou limitações
  • Exemplos práticos de implementação em projetos urbanos
  • Normas Construtivas e Legislação
  • Norma ABNT NBR 9050: acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos
  • Legislação brasileira relacionada à acessibilidade, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei no 13.146/2015)

2- Estudos de Caso

• Cidades que implementaram com sucesso medidas de mobilidade e acessibilidade urbana, como Curitiba (BRT), Copenhague (ciclovias) e Singapura (tecnologias inteligentes)

3- Políticas Públicas

• Exemplos de políticas públicas bem-sucedidas que promovem a acessibilidade, como o Plano nacional de Mobilidade Urbana e o Programa Calçada Segura