Pós-Graduação Lato Sensu Multidisciplinar em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal




SOBRE O CURSO


O Curso de Especialização em Terapia Intensiva nas abordagens Adulto, Pediátrico e Neonatal objetiva capacitar o profissional de saúde para a elaboração, implementação e avaliação de ações aos pacientes críticos internados na UTI, trabalhando na assistência, por meio de práticas baseadas em evidências científicas, com condutas voltadas para clientes adultos, pediátricos e neonatais. Ao término do curso, o profissional estará capacitado para prestar assistência sistematizada a pacientes graves e críticos no espaço hospitalar, bem como nas Empresas de Home-Care, Hospitais, Universidades, Consultórios, entre outros locais.


JUSTIFICATIVA


Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área de prestação de cuidados a pacientes em estado grave, que requerem assistência médica, de enfermagem, serviços laboratoriais e de radiológica de forma contínua (24 horas), contando com materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e terapia. Além de serviços de suporte intermitente de odontologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

A UTI é um ambiente hospitalar que exige um trabalho complexo e intenso. Os profissionais que atuam neste espaço devem estar capacitados para atender pacientes com alterações hemodinâmicas e de saúde importantes, o que demanda conhecimento específico e habilidade para tomar decisões e implementá-las em tempo hábil. A necessidade da criação das UTIs surgiu em função da importância do atendimento ao paciente, cuja enfermidade crítica exigia assistência e observação contínua de profissionais da saúde.        

Recentemente, em virtude da pandemia de COVID-19, os cenários de cuidados intensivos em UTI ganharam mais visibilidade e importância clínica com ampliação de novas unidades, leitos e contratação de mais profissionais para atuar na equipe multidisciplinar.


 INFORMAÇÕES GERAIS


Carga horária: 360h

Matriz Curricular

Duração: 18 meses para finalização do curso, sendo 12 meses de aulas e 6 meses para disciplinas pendentes e entrega de TCC. Disciplinas de 15 e 30h (presencial, virtual e híbrida).

Aulas Presenciais: 

  • Sexta-feira: 18h25 às 22h
  • Sábado: 08h às 12h e das 14h às 18h30

Aulas Virtuais: Plataforma CANVAS

Início das aulas: Agosto de 2023 (matrículas abertas via protocolo UniFacema)

Mensalidade:

  • 18 x R$ 249,00 (aluno externo) 
  • 18 x R$ 124,50 (aluno egresso - 50% desconto)

Vagas: 30 vagas

Público-alvo: Profissionais de nível superior da área de saúde, que buscam qualificação em cuidados intensivos adulto, pediátrico e neonatal (enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentre outros).

Coordenador: Profº. Dr. Francisco Braz Milanez Oliveira


DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA


  • Cópia da cédula de identidade e CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento
  • Cópia do diploma e histórico de graduação
  • Cópia do título de eleitor
  • Foto ¾ recente
  • Curriculum Vitae sintetizado (02 laudas) comprovado.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.